Garantir o contato de uma criança com a literatura e apresentar diversas obras e gêneros literários a elas é uma das principais funções dos professores das creches e das pré-escolas. Essa função é importante para garantir que as crianças adquiram um gosto pela leitura e formem um hábito literário que dure pela vida toda.

A maioria das escolas infantis entende quão grande é importância de formar novos leitores mirins e, por isso, criam projetos para incentivar as crianças que podem se apresentar como pedir para que elas leiam e preencham uma ficha sobre um livro novo toda a semana, disponibilizar salas específicas para a leitura e sempre manter as bibliotecas atualizadas e disponíveis para que eles possam pegar livros quando quiserem.

Para a pedagoga Valéria Marcelino, todo esse incentivo à leitura perde a eficiência quando apenas a escola estimula essa prática. “Muitas das vezes incentivamos e ao chegar em casa esse aluno não recebe o mesmo incentivo. O hábito de ler é construído”, afirmou. Para Valéria a união entre os pais e professores “é um desafio constante para a escola. Muitos alunos não conseguem progredir na escola, por falta de um acompanhamento dos pais. Tudo que é construído na escola e desconstruído em casa”.

Segundo a diretora Maria Eloisa Pimenta, “a conscientização dos pais da importância da leitura na vida de uma criança ajudaria a essas crianças serem pessoas com mais disponibilidade para aprender e mais facilidade para entender o que lhes é ensinado no futuro”. Ainda segundo ela, “a leitura pode ajudar a desenvolver a criatividade, o pensamento lógico e a imaginação, que são coisas que caminham juntas”.

A importância da leitura não para por aí, segundo a pesquisadora em literatura infantil, Elaine Fernandes de Castro, “A criança que houve histórias desde cedo, que tem contato direto com livros e que seja estimulada, terá um desenvolvimento favorável ao seu vocabulário, bem como a prontidão para a leitura”. Conforme Elaine afirmou, “mesmo antes de aprender a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com a literatura. Ao ver um adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, ao observar as rimas, os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras. É o primeiro passo para se tornarem leitores literários”.

Para continuar incentivando uma criança a ler, mesmo com a idade dela aumentando, são necessários alguns requisitos. Elaine afirma que “as condições necessárias ao desenvolvimento de hábitos positivos de leitura, incluem oportunidades para ler de todas as formas possíveis. Frequentar livrarias, feiras de livros e bibliotecas são excelentes sugestões para tornar permanente o hábito de leitura”.

Elaine diz ainda, que a tecnologia não pode substituir um livro físico na vida de uma criança, “quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, quem sabe os benefícios que uma simples história pode proporcionar, com certeza haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar as páginas de um livro e encontrar nelas um mundo repleto de encantamento”.

 

Ouça agora uma música infantil que fala sobre a importância da leitura: