Enquanto tem gente que fala no fim do livro físico, tem gente que não consegue viver sem um. Pode parecer até piada, mas existem pessoas que gastam muito dinheiro comprando livros e quando mais tem, mais querem.

A dependência literária chega a ponto de causar síndrome de abstinência. Sim, você entendeu certo: gostar muito de ler pode ser uma doença.

2

Para algumas pessoas, o livro é como água: se eles passam um dia sem ler, não estão vivas. Existem algumas suposições de nomes, bem interessantes, para esse tipo de pessoa, tal como
1)      Bibliófilo – quem coleciona livros
2)      Livrólatra – dependente de livros
3)      Bookaholic – o termo em inglês para doentes com livros
4)      Nerd – quem gosta de ler demais
            Mas, fica a pergunta: como uma pessoa se torna viciada em livros?
4666410fe9e5ab3c53787c42f6fe2fdd
Para a estudante de Jornalismo, Leiliane Germano, a paixão pela literatura surgiu antes mesmo dela saber ler, quando sua mãe sentava com um livro na mão e lia para ela. Leiliane achava aquilo curioso. Segundo ela, sua mãe costumava ler muito e encenar as histórias, o que a deixava ainda mais interessada por aquilo: “Quando aprendi ler eu passei a visitar bastante a biblioteca da escola já que não tínhamos muito dinheiro para comprar livros com frequência. Eu adorava as aulas de literatura porque tinha a caixinha que era uma espécie de biblioteca da aula, onde cada semana pegávamos um livro e depois fazíamos uma resenha sobre ele”
527767_10150854242625841_1050040901_n
Leiliane é do tipo de pessoa que gasta muito com livros e não acha nem um pouco desperdício de dinheiro: “Eu costumo gastar bastante com livros, pelo menos uns R$400,00 reais por mês. Seja com xérox de obras que encontro apenas na biblioteca ou com compras mesmo. Costumo comprar muito em sebos e versões de bolso também. Aproveito promoções”.
 Para a estudante de Psicologia, Marina Tornel, o livro é como uma droga. Ela se considera uma viciada em livros. Marina diz que existe uma força estranha que a leva fazer loucuras quando entra numa livraria: “Se os sites fazem descontos, perco o sono analisando todas as listas disponíveis e vendo o quanto tenho de dinheiro pra gastar. Já gastei mais de R$800,00 em livros. Sou uma viciada em livros por dois motivos: para ler um por semana e para tê-los numa imensa biblioteca. Amo ler e não sei viver sem um livro”.
anigif_enhanced-buzz-3830-1377868825-111
Jovens como Marina e Leiliane estão surgindo cada dia mais. Sagas como Harry Potter, Senhor dos Anéis, Crepúsculo, Percy Jackson criaram uma nova geração de leitores. Pessoas que não sabem como é viver sem as páginas mágicas dos livros e não se importam de gastar o seu dinheiro comprando mais e mais livros.
large
 Texto: Jussara Souza
Anúncios